domingo, 12 de setembro de 2010

30 ANOS DE MAÇONARIA

Em 29 de junho próximo passado, logrei completear 30 anos de Iniciação maçônica, o que se deu em 29 de junho de 1980 na cidade de Casa Branca-SP,na ARLS Humanidade e Progresso, do Oriente de Tambaú-SP, do GOSP, hoje nº 280 da Grande Loja Maçônica de São Paulo, que trabalha no REAA.
Infelizmente, apesar das facilidades eletrônicas, nunca mais, desde que me desliguei da Loja mãe, consegui contato com irmãos daquela Loja. Lamento isso porque gostaria de reencontrá-los e apesar de visitar a cidade de Tambaú de vez em quando, não consegui mais contato com nenhum irmão de lá.
Mas o texto é para escrever sobre as alegrias e frustrações de tantos anos de ordem, apesar de não me considerar velho, tenho 52 anos, nesse ano de 2010 da V.´. L.´..
Fui iniciado com apenas 22 anos e podem crer aqueles que foram responsáveis por essa permissão, Osvaldo Calendi, Arthur Paulo Tempesta, Benito Barbon, José Luis Bovo, o Zé da Farmácia, e outros, que não decepcionei, pelo menos.
Nesses 30 anos, consegui alguma coisa. Fui fundador (diretamente) de 3 Lojas, a Livres Pensadores, 2304, REAA, em SP, capital, a ARLS Arquitetos do Progresso, 2434, do rito Moderno, também na capital paulista e ha 5 anos, da ARLS Fraternidade Acadêmica Ciência e Artes, 3685, do rito Moderno também, aqui em Jaraguá do Sul, SC, onde acabei vindo residir, por circunstancias da vida. Toodas essas Lojas fundadas no GOB.
Fui Venerável por 5 vezes em mandatos de 2 anos, completando 10 anos de veneralato, fui deputado estadual em SP pela Loja Livres Pensadores, Delegado do Grão-mestre Romeu Bonini. Nos graus superiores, cheguei ao grau 8 (Cavaleiro da Águia Branca e Preta)do Rito Francês Moderno (Cavaleiro da Águia Branca e Preta, equivalente ao 30 do REAA, ou Cavaleiro kadosh)e ja é muito. Digo isso sem receio porque, para mim,maçonaria, e aprendi nesses anos, se faz no simbolismo. Altos graus são desnecessários, quando muito até o grau 7 do rito Moderno ou 18 dos demais ritos. Mas cada um tem a sua opinião e fique com ela. Quem quiser, que diga que são importante em seus blogs, rsss.
Maçonaria se faz nas Lojas simbólicas, nos graus 1 ao 3 apenas.

Aprendi muita coisa e realmente a maçonaria tem siido boa em minha vida, mas é importane frisar: depende de cada um ela ser boa ou não. Depende do interesse, do estudo, da participação e principalmente do compromisso empregado e levado a sério. Não pelos eventos sociais e títulos ou medalhas, isso é vaidade e papo furado e infelizmente permeia a Instituição, mas o grande laboratório que é para se exercitar as virtudes e combater os vícios morais, é que é impressionante.
É uma fábrica de emoções a convivência entre iguais ou pelo menos, pessoas da mesma sintonia intelectual, principalmente na nossa Loja atual. Uma Loja de acadêmicos, professores, profissionais liberias, todos de nível superior, pós-graduaos ou mestres em suas profissões, estudantes universitários (incluindo eu que voltei às cadeiras universitárias), enfim, uma "escola de vida" excepcional.

Valeu a pena até aqui. Pelos irmãos que conheci, com quem convivi, pelos serviços que prestei e pelos serviços que me foram prestados, pela ajuda que recebi de vários deles e não esqueço nenhum, apoio de toda espécie, ombros amigos, fraternos.
A ingratidão é um vício que não carrego, mesmo à distancia, saibam todos aqueles que cruzaram meu caminho, nunca haverá esquecimento. Não dá para voltar ao passado, mas olho sempre para trás sem parar de andar para frente.. olhando os erros do passado, tentamos acertar o caminho do futuro, ja disse alguém certa vez, em certo lugar, em determinado tempo.. rsss

O presente tem recompensado muito bem o trabalho dedicado à Instituição.

Ontem, nossa Loja que se reúne mensalmente, o que é raro no Brasil, tinha 96% de presenças no grau 1, com 28 presentes, incluindo ai 4 visitantes. temos apenas 4 anos de funcinamento a partir da primeira Iniciação e nossos membros, são de perfil determinado, não é uma Loja que sai "laçando" candidatos por aí, mas escolhe dentro de determinado perfil (acadêmico) e com um minimo de intelectualidade, para manter um bom nível de debates. Claro que não ha nenhum preconceito e impedimento de qualquer tipo de pessoa, nem pdoeria, mas preferimos escolher entre pessoas ligadas à academia. É o perfil da Loja. Nossas reuniões, como dizia de ontem, são um raro momento de aprendizagem e troca de saberes.
A qualidade dos trabalhos, com formatação acadêmica, respeitando até as normas ABNT, tem nos enchido de orgulho mesmo, devido à qualidade e deveriam, e talvez ainda aconteça, serem publicados ao publico em geral, ou pelo menos para maçons.
Isso é resultado de um trabalho persistente de incentivo e cobrança no sentido da qualdiade. Usamos nosso pouco tempo em Loja para apresetnar trabalhos e discuti-los, dar instruções, debater temas do momento, e praticar a fraternidade.
Nosso rito é humanista (o ser humano valorizado acima de qualquer teoria ou crença, pois ele é de fato, existe e somos nós que construímos a nossa vida), inspirado também no ILUMINISMO (movimento que pregava o esclarecimento do homem que vivia nas trevas da ignorância, como único meio de sair dela), adogmático, ou seja, não aceita uma Verdade Revelada, mas respeita a todas as crenças e idéias, opiniões e tendencias, desde que sejam democráticas e promovam a liberdade, a igualdade e a fraterndiade.
Cada um é livre para ter sua religião, sua fé, seu aprtido político, suas opiniões filosóficas, e temos que respeitar.
Um homem esclarecido, não muda de opinião proque outro o convence, mas só quando ele mesmo se convence de que precisa mudar a sua opiniãoa respeito de algo, então, quem somos nós para mudarmos ou determinados qualquer crença a um homem esclarecido?

Bom, com tudo isso, num rápido balanço desses 30 anos, continuo aprendendo também, claro, mas tenho obrigação de sar exemplos, de passar algo bom, mais do que qualquer outro irmão mais jovem do que eu na Instituição. Me desculpem os que viram amis defeitos do que virtudes em mim, e asism nenhuma Luz conseguiram extrair. Estoiu tentando me domar a cada dia para ser mais competente. Sem pieguice, às vezes,c aimos nar azão e notamos que precisamos nos primorar.

Nesses 30 anos, sempre subi ou me mantive com ajuda de irmãos. No moento, não é diferente.
Agradeço a cada um dos que convivem comigo, da nossa Loja e das demais Lojas de Jaraguá do Sul, de Joinville, Brusque, Florianópolis, Itajaí e outras que colaboraram comigo nessa história.
Esse espaço foi utilizado para agradecere àqueles que me suportaram e suportam até hoje, e conseguiram de um jeito ou de outro, me fazer chegar a essa marca.

Depois volto para escrever algo útil.

tfa

marco

Nenhum comentário: